Como funcionam as dores de cabeça

Introdução

Ela em geral começa inocentemente - apenas uma vaga sensação de leve pressão ao redor das têmporas. Mas logo se intensifica. Em breve, a sensação é de que sua cabeça está sendo esmagada como uma bolinha anti-estresse. A dor dificulta focar a visão e começa a afetar seu ânimo também. Apenas depois de várias horas (e algumas pílulas) a dor de cabeça finalmente cessa.

Esta expressão atormentada não é incomum
para quem sofre de dor de cabeça
O enredo recém descrito também é extremamente comum para as muitas pessoas que lidam com cefaléias tensionais. E aqueles que têm somente esse tipo de dor de cabeça são sortudos. Imagine, por exemplo, a experiência de uma enxaqueca. Estranhas distorções da visão podem vir primeiro como um sinal de alerta e depois começa o ataque total. Uma vez que a dor de cabeça pulsátil e a náusea estão em plena atividade, descansar em um quarto escuro é tudo o que se deseja fazer.

A dor das cefaléias em salvas é ainda mais intensa e comumente descrita como a sensação de um atiçador quente sendo cravado no cérebro através da cavidade de um olho. Elas receberam esse nome porque vêm em explosões repetidas, com cada uma sendo tão dolorosa que as desventuradas vítimas frequentemente não podem fazer nada além de andar de um lado ao outro em agonia.


Ao contrário das dores de cabeça primárias, como os tipos descritos acima, as dores de cabeça secundárias surgem de um ferimento ou doença oculta. Por exemplo, uma pancada na cabeça pode causar uma hemorragia interna que aumenta a pressão dentro do cérebro e cria uma dor de cabeça intensa. Como as dores de cabeça secundárias podem indicar um grave problema subjacente, nunca devem ser ignoradas.


Então como saber quando é hora de consultar o médico e qual entre os diferentes tipos poderia ser? Por que as dores de cabeça doem e como podem ser tratadas?


Cefaléias tensionais e enxaquecas


A experiência de uma cefaléia tensional, descrita na página anterior irá acometer cerca de 90% dos americanos durante sua vida. Essas dores de cabeça muitas vezes são sentidas como uma pressão sendo aplicada uniformemente ao redor da cabeça ou como se a cabeça estivesse sendo regularmente esmagada por um torno. Durando algo entre 4h e 72h, as cefaléias tensionais são as mais comuns, mas felizmente as menos graves entre todos os tipos de dores de cabeça.
As cefaléias tensionais podem, além disso, ser melhor classificadas como episódicas ou crônicas. As cefaléias tensionais episódicas vêm e vão esporadicamente, em geral durante períodos de fadiga temporária, estresse ou ansiedade. Medicamentos de venda livre e descanso geralmente são eficazes para aliviar a dor.

As cefaléias tensionais crônicas ocorrem regularmente, às vezes diariamente, durante semanas ou meses. Muitas vezes não é simplesmente estresse ou fadiga que causam as dores, mas sim problemas físicos ou psicológicos. Por exemplo, um fator contribuinte pode ser a presença de músculos constantemente tensionados ou estirados, como consequência de má postura, fadiga ocular ou mordida desalinhada. Artrite, enfermidades nas juntas e depressão são outras causas comuns de cefaléias tensionais crônicas. Um número incalculável de pessoas dá de ombros para a dor das cefaléias crônicas quando uma simples ida ao médico poderia revelar o problema por trás dela.

Cerca de 30 milhões de americanos experimentam as mais intensas enxaquecas, que podem durar dias e ser dolorosas a ponto de impedir a vítima de trabalhar. As enxaquecas possuem vários sintomas singulares que as colocam à parte das cefaléias tensionais. Por exemplo, enxaquecas são frequentemente descritas como uma dor pulsátil que começa em um lado da cabeça e então se espalha. Elas também podem vir com um aumento de sensibilidade à luz e piorar com o esforço físico.

Como resultado, os que sofrem de enxaqueca muitas vezes preferem deitar-se no escuro, numa tentativa de reduzir a dor. Outra característica é que ela geralmente é acompanhada de distúrbios gastrintestinais, inclusive dores abdominais. Esse sintoma resulta da estimulação do sistema nervoso simpático, que é normalmente ativado em resposta a estresse ou dor. As perturbações do sistema digestivo causadas pelas enxaquecas reduzem a velocidade de absorção das medicações ingeridas e reduzem sua efetividade.


As enxaquecas também são singulares, porque frequentemente são precedidas de sinais de alerta, que podem incluir fadiga, depressão, euforia ou mesmo desejos por determinados tipos de comida. Para cerca de 20% das vítimas da doença, o começo de um ataque pode ser sinalizado por uma aura, que pode se manifestar como uma alteração não habitual de um dos cinco sentidos. As auras visuais são de longe as mais comuns e muitas vezes tomam a forma de linhas onduladas ou luzes piscantes.


Cefaléias em salvas e dores de cabeça secundárias


Dor intensa atrás de seu olho?
É uma cefaléia em salvas.
Um dos tipos mais intensos de dores de cabeça é a cefaléia em salvas. A dor normalmente se localiza em um lado da cabeça - geralmente atrás de um olho, que muitas vezes se torna injetado enquanto lacrimeja e se dilata. Às vezes, o abaixamento de uma pálpebra ou um olho se avermelhando pode indicar o começo de um ataque.




As cefaléias em salvas recebem seu nome porque podem vir em rajadas repetidas, cada uma durando de 15 minutos a três horas. Essas rajadas de dor podem aparecer e desaparecer, sempre sem aviso, em um ciclo que continua por dias, semanas ou meses. Às vezes, as dores de cabeça param abruptamente por vários meses, apenas para começar novamente durante a mesma estação do ano seguinte. Felizmente, apenas cerca de uma pessoa em mil tem que lidar com a experiência de cefaléias em salvas.



Tensional, enxaqueca e em salvas são os três tipos mais comuns de dores de cabeça primárias, mas também existem outros incontáveis. No total, mais de 150 tipos são categorizados pela Sociedade Internacional de Cefaléia. Aqui estão alguns exemplos:



  • Dores de cabeça por esforço ou exercício: aparecem tipicamente durante ou após atividade física e estão ligadas à dilatação dos vasos sanguíneos necessária para fornecer maiores quantidades de oxigênio para os músculos.
  • Dores de cabeça mistas: aparecem com sintomas de cefaléia tensional e enxaqueca. Para tratá-la, uma combinação de tratamentos para cefaléia tensional e enxaqueca deve ser cuidadosamente equilibrada.
  • Cefaléias do sorvete: também chamadas "congelamento do cérebro", ocorrem quando alimentos gelados pressionando o céu da boca fazem o revestimento de nervos dilatar rapidamente os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo de sangue - possivelmente numa tentativa de aquecer a cabeça como resposta ao frio.
  • Enxaquecas equivalentes: são percebidas como dor vinda de algum lugar fora da cabeça. O tipo mais comum é uma enxaqueca abdominal, que pode resultar em dor abdominal e vômito, mas não dor na cabeça.
  • Enxaqueca hemiplégica: é um tipo raro de enxaqueca que pode provocar paralisia motora temporária e déficits sensoriais em um lado do corpo, seguidos por uma dor de cabeça muito forte.
  • Dor de cabeça diária crônica (DDC): os sofredores experimentam dores de cabeça mais de 15 dias por mês. Há vários tipos diferentes de DDC, inclusive enxaquecas crônicas, cefaléias tensionais crônicas e cefaléias em salvas crônicas.

As dores de cabeça secundárias, em comparação com as primárias, surgem de um ferimento ou doença subjacente. Elas são incomuns, mas geralmente muito graves. Há várias causas possíveis para as dores de cabeça secundárias, inclusive tumores cerebrais, derrames cerebrais e infecções. Uma infecção dos seios da face (sinus) é um exemplo de uma causa comum da doença. Nesse caso, a inchação, aumento da pressão e inflamação na cavidade dos seios da face (sinusite) provocam dor importante e localizada. Enxaquecas comumente são mal diagnosticadas como dores de cabeça decorrentes de sinusite devido a sintomas similares. As dores de cabeça secundárias podem indicar a presença de um problema grave que exige tratamento médico imediato.



Se você tiver dores de cabeça muito fortes, recorrentes ou acompanhadas de sintomas incomuns é melhor consultar seu médico. Ele deverá fazer uma série de perguntas sobre fatores de risco e histórico familiar, realizar um exame físico e conduzir testes de diagnóstico relevantes. Baseado nos resultados do exame, o médico pode recomendar mudanças no estilo de vida, prescrever drogas ou encaminhar você para um especialista. Infelizmente, a distinção entre os diferentes tipos de dor de cabeça nem sempre é fácil. Além disso, nem mesmo há testes definitivos capazes de confirmar ou descartar a presença deles.



OK, assim cobrimos brevemente alguns dos principais tipos de dor de cabeça, mas o que as provoca? E por que são tão dolorosas?


Causas da dor de cabeça


Nem o tecido de seu cérebro, nem os ossos de seu crânio contêm terminações nervosas sensíveis à dor. Então qual é a origem das penosas dores de cabeça? A resposta tem a ver com as partes de sua cabeça que possuem terminações nervosas. Por exemplo, a rede de vasos sanguíneos, que irriga a base e a superfície de seu cérebro, é envolvida por fibras nervosas sensíveis capazes de disparar sinais de dor com um gatilho capilar. Nervos sensíveis à dor também podem ser encontrados no couro cabeludo e nos músculos da cabeça, entre outros locais.
 Como prevenir dores de cabeça

Estresse, tensão muscular, inflamação e a constrição ou dilatação de vasos sanguíneos podem provocar as terminações sensíveis à dor desses nervos para transmitirem sinais que acionam os centros de dor no cérebro. Cefaléias tensionais, por exemplo, podem ser causadas pelo estiramento crônico de músculos que ficaram tensos com o estresse ou esforço prolongado. Além disso, uma fonte de tensão muscular prolongada causa fadiga ocular - uma causa comum de dor de cabeça.



Assim como ocorre com muitos problemas relacionados ao cérebro, os médicos e cientistas não descobriram todos os mecanismos precisos e causas subjacentes de cada tipo de dor de cabeça. No entanto, os especialistas descobriram e exploraram muitos dos caminhos típicos envolvidos em certos tipos de dor de cabeça. Por exemplo, enxaquecas são relacionadas a alterações no fluxo de sangue através dos vasos no cérebro. E como parte do processo dessa doença, acredita-se que certos padrões de atividade cerebral desencadeiam a constrição de vasos sanguíneos, reduzindo o suprimento de oxigênio para o cérebro. Como parte de uma reação em cadeia, esse vasos se dilatam (alargam) em resposta e são liberados certos produtos químicos conhecidos como causadores de inflamação. Os nervos enrolados ao redor dos vasos sanguíneos disparam sinais pulsantes de dor que correm ao longo do fluxo de sangue. Alguns especialistas sugeriram que em pessoas propensas a enxaquecas, esses vasos são excessivamente reativos a determinadas condições.


Enquanto os mecanismos biológicos precisos que causam dores de cabeça não são totalmente compreendidos, muitos gatilhos ou fatores comuns que podem levar as dores são associados com diferentes tipos de dor de cabeça. Por exemplo, estresse é o gatilho mais comumente identificado para enxaquecas. Alteração nos níveis hormonais é outro fator conhecido, o que faz com que três vezes mais mulheres do que homens sofram enxaquecas.
Os especialistas sabem ainda menos sobre a origem das cefaléias em salvas. Muito do que se conhece tem a ver com os gatilhos comuns. Por exemplo, o álcool (especialmente vinho tinto) e a fumaça do cigarro são dois fatores comuns que contribuem para o aparecimento das cefaléias em salvas de uma maneira desconhecida.



Devido às cefaléias em salvas, em geral, ocorrerem ao redor da mesma hora a cada dia ou durante a mesma estação a cada ano, os especialistas sabem que elas estão de algum modo relacionadas ao ciclo natural de sono/vigília do corpo e suas alterações sazonais. Há evidências que o hipotálamo, uma parte do cérebro que atua como um tipo de relógio biológico interno, está envolvido no acesso de cefaléias em salvas. Ao contrário de dores de cabeça tensionais e enxaquecas, as cefaléias em salvas são mais comuns em homens. O motivo para isso é desconhecido, mas poderia ser parcialmente devido a uma maior ligação entre os homens e certos fatores de risco como álcool, fumo e esforço físico.




Assim, demos uma olhada no que provoca as dores de cabeça. E agora, como você se livra delas?


Como se livrar de dores de cabeça: tratamentos com medicamentos


Então, que tipos de medicamento são úteis para o tratamento de dores de cabeça e como eles funcionam? A princípio, há duas abordagens principais para tratamento de uma dor de cabeça com drogas. O tratamento agudo ou abortivo é indicado para tratar uma dor de cabeça assim que ela começa. Contudo, quando uma pessoa sofre de dores frequentes e não responde bem a tratamentos agudos, é conveniente considerar um programa de dosagem regular com remédios preventivos, que podem ajudar a prevenir que as dores de cabeça ocorram em primeiro lugar.


As drogas agudas, desenvolvidas para dar fim a dores de cabeça, devem ser a primeira abordagem do tratamento. Para dores mais suaves ou em seus estágios iniciais, medicamentos analgésicos de venda livre muitas vezes são eficazes. Exemplos comuns incluem acetaminofen (Tylenol) e drogas antiinflamatórias não-esteroidais (AINH), como aspirina e ibuprofen. Os analgésicos vendidos sem receita atuam nos centros de dor no cérebro ou reduzem a inflamação na região dos nervos sensíveis à dor.




Algumas drogas analgésicas comuns contêm cafeína, que pode ajudar a tratar dores de cabeça acelerando a absorção dos medicamentos na corrente sanguínea. Como é um estimulante que pode alterar o fluxo do sangue dentro do cérebro, níveis de cafeína inconstantes também podem ser a causa de dores de cabeça. Por exemplo, se você abandonar de uma vez uma dependência de cafeína estará afastando uma droga que provoca alterações no cérebro e à qual seu corpo estava acostumado. Removê-la pode alterar o equilíbrio de outras substâncias químicas no cérebro e levar a sintomas de abstinência - incluindo dores de cabeça mais fortes.


Outros tratamentos agudos são destinados a agir diretamente em partes dos caminhos que se reconhece estar envolvidos em dores de cabeça. Por exemplo, drogas classificadas como triptanos ou ergotaminas são usadas para combater enxaquecas pela constrição de vasos sanguíneos dilatados e ajustando o equilíbrio de certas substâncias químicas no cérebro. Para acelerar a liberação dentro da corrente sanguínea, os tratamentos agudos muitas vezes são administrados como spray nasal ou injetáveis. No caso das enxaquecas, esses métodos de administração não oral são importantes, pois as alterações do aparelho digestivo associados a enxaquecas podem interferir na absorção das drogas ingeridas. A liberação rápida também é importante para cefaléias em salvas, que podem chegar rapidamente e sem aviso.



Tratamentos agudos para cefaléias em salvas podem ser similares aos tratamentos para enxaquecas, embora às vezes o oxigênio puro respirado através de uma máscara ou sprays nasais anestésicos - como a lidocaína - possam oferecer alívio. Quando os tratamentos normais agudos com medicamentos não são suficientes para aliviar o sofrimento de uma dor de cabeça grave, o médico pode prescrever drogas narcóticas mais fortes. Entretanto, esses tipos de drogas criam dependência e, por isso, os profissionais de saúde evitam prescrevê-las quando possível.


Pacientes que sofrem com dores de cabeça com frequência, às vezes, se beneficiam de tratamentos preventivos com medicamentos destinados a reduzir a chance de que uma dor de cabeça comece. Por exemplo, quatro remédios aprovados pela FDA para prevenção de enxaqueca estiveram em uso comum por muitos anos. Quando os tratamentos preventivos convencionais com drogas são ineficientes, certas drogas antidepressivas podem ser prescritas como alternativa. Elas agem no equilíbrio da serotonina, uma substância química do cérebro diretamente envolvida no desenvolvimento de dores de cabeça devido a seus efeitos nos vasos sanguíneos. Tratamentos preventivos raramente são perfeitos. Por este motivo, é tão importante ter à mão tratamentos agudos como suporte.






Uma grande variedade de tratamentos e terapias alternativas também podem ser usados para aliviar ou prevenir dores de cabeça.


Quer evitar uma dor de cabeça?
Organize sua agenda e cuide de seu estresse.
Uma das formas mais diretas de prevenção é evitar os gatilhos que as causam. Como o estresse é um dos fatores relatados com mais frequência para a causa de enxaquecas, uma boa saída para quem sofre com o problema é reduzi-lo. O estresse físico e mental pode ser resultado de alterações de sua rotina normal. Por esta razão, uma forma de baixar os níveis em seu organismo é manter constante sua programação de sono, exercícios ou alimentação.


Outros gatilhos podem não ser fáceis de distinguir. Certos alimentos e bebidas, mudanças de tempo e alterações hormonais são apenas alguns dos fatores físicos e ambientais que podem contribuir para determinados tipos de dor de cabeça. Como pode ser difícil identificar o culpado específico em qualquer um dos casos, alguns sofredores acham que vale a pena manter um registro detalhado, chamado de diário da dor de cabeça. Nele, uma pessoa registra cuidadosamente os detalhes sobre cada dor de cabeça sofrida e relaciona todas as condições e fatores relevantes que a envolvem. Comparando os fatores comuns que se repetem em torno da maior parte das dores de cabeça, os principais gatilhos podem muitas vezes ser identificados e evitados no futuro.



Outra maneira de diminuir os níveis de estresse e combater dores de cabeça é o treinamento de relaxamento. O paciente aprende técnicas específicas que podem ser usadas para relaxar seu corpo e mente. O próximo passo a partir daí poderia ser a utilização de biofeedback, nos quais o equipamento especializado permite que o paciente aprenda como melhorar seu controle sobre certas respostas corporais relacionadas ao estresse. Por exemplo, o equipamento poderia monitorar a frequência cardíaca, a temperatura corporal ou a tensão em determinados músculos permitindo que o paciente aprenda quais pensamentos ou atividades podem afetar essas respostas. E assim que o doente aprende a ter o controle, o equipamento não é mais necessário.



Outros tratamentos menos convencionais poderiam incluir terapias à base de ervas ou tratamentos de acupressão ou acupuntura. Uma pessoa em busca desses tipos de terapias alternativas deve consultar um especialista com treinamento e credenciais adequados.


Conforme os médicos, cientistas e engenheiros continuam a aprender sobre
o cérebro e o sistema nervoso, métodos mais efetivos de combate à dor de cabeça serão desenvolvidos. Por exemplo, tratamentos



com medicamentos especializados poderão um dia ser personalizados para tratar melhor cada paciente, com base em sua condição específica e na sua constituição corporal. Como outro exemplo, uma técnica chamada estimulação cerebral profunda (em inglês) já é usada para tratar certas enfermidades do cérebro estimulando áreas específicas com minúsculos pulsos de eletricidade. Em experiências exploratórias, a estimulação cerebral profunda foi usada para controlar com eficácia dores de cabeça que não responderam a outro tipo de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário