12 animais estranhos de Madagascar

Tem gente que acha que Madagascar é uma ilha solitária ao largo da costa leste da África, mas não poderia ser mais o contrário: ela está borbulhando em vida. De acordo com a Sociedade para Conservação da Vida Selvagem, Madagascar é o habitat de mais de 90 espécies de lêmures, 283 espécies de aves, 12.000 espécies de plantas vasculares, mais de 300 espécies de anfíbios, 346 espécies de répteis e 30 espécies de morcegos. Essa lista não faz jus ao seu enorme ambiente, mas vale a pena conhecer alguns poucos de seus personagens carismáticos. Confira:


1 – Fossa

A fossa parece um felino, mas esse mamífero carnívoro é na verdade parente dos mangustos, e é endêmico de Madagascar. A fossa é o maior carnívoro mamífero da ilha e tem sido comparado a um puma pequeno. Os adultos têm um comprimento de 70 a 80 centímetros e pesam entre 5,5 a 8,6 quilos

2 – Lagartixa esquisita

O Uroplatus fimbriatus é endêmico das florestas tropicais de Madagascar, e pode atingir um comprimento de 30 centímetros. A lagartixa usa sua cauda plana para armazenar água, e como não tem pálpebras, a criatura confia em sua língua para remover poeira do olho.

3 – Lêmure dançante
O sifaca-de-Verreaux (Propithecus verreauxi), como esse dançando na Reserva Natural de Berenty, ao sul de Madagascar, tem coloração distinta, com pele branca e uma pitada de amarelo que contrastam com sua face preta sem pelo.
4 – Rato-lemuriano
 O rato-lemuriano (Microcebus murinus), que é endêmico de Madagascar, fotografado acima no Parque Nacional Ranomafana, em Madagascar, é um dos menores primatas do mundo, com um comprimento de corpo de apenas 12 a 14 centímetros e um comprimento de cauda de 13 a 14,5 centímetros. Seus dentes longos e finos servem como um pente usado para fazer carinho.
5 – Lêmure vermelho
Este lêmure avermelhado é encontrado somente nas florestas de Masoala, no nordeste da ilha. É um dos maiores primatas de Madagascar, com um comprimento de corpo de 53 centímetros, um comprimento de cauda de 60 centímetros e um peso de até 4 quilos.
6 – Gorgulho girafa

 
O gorgulho girafa (Giraffa Trachelophorus) é um gorgulho endêmico de Madagascar. Seu nome deriva (obviamente) de seu pescoço estendido, muito parecido com o da girafa comum. O pescoço é uma adaptação que auxilia o inseto na construção de ninhos e em disputas.
7 – Novo lêmure
Os cientistas relataram em 2010 a descoberta desse lêmure do tamanho de um esquilo em Madagascar. A nova criatura não tem um nome de espécie ainda, mas é do gênero Phaner. Esses lêmures têm linhas pretas em forma de Y que começam acima de cada olho e juntam-se no topo da cabeça. A espécie de língua longa tem um movimento de cabeça único.
8 – Camaleão especial
Esta espécie de camaleão, Calumma tsaratananensis, vive apenas no cume do maciço de Tsaratanana, uma região montanhosa de Madagascar.
9 – Lagartixa satânica
O Uroplatus phantasticus é o menor dsas 12 espécies de lagartixas com cauda de aparência bizarra de folha. A criatura noturna tem camuflagem extremamente enigmática para que possa se esconder nas florestas. Este grupo de lagartixas só é encontrado em florestas primárias, não perturbadas, e suas populações são muito sensíveis à destruição do habitat. Espécies grandes de Uroplatus têm mais dentes do que quaisquer outras espécies de vertebrados terrestres vivos.
10 – Menor camaleão do mundo
O menor camaleão do mundo, Brookesia micra, foi descoberto em uma pequena ilha ao largo de Madagascar em fevereiro de 2012. Os machos adultos da espécie crescem apenas 16 milímetros, tornando-os um dos menores vertebrados já encontrados na Terra.
11 – Tartarugas ameaçadas

Apesar da proibição, as tartarugas de Madagascar ainda são capturadas, como essa tartaruga verde que vive em uma ilha ao largo de Madagascar.
12 – Lagartixa dentuça
 Esse lagarto de cauda de folha lambe os beiços! Os nativos de Madagascar têm mais dentes do que qualquer outro vertebrado terrestre.
Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário