Neve faz parte do aquecimento global! Não confunda tempo com clima


Você sai para passear com o seu cachorro e, por mais que ele fique agitado, andando para lá e para cá, você segue o seu trajeto. Ele pode mudar de direção a toda hora, mas você é o dono e determina o rumo para onde os dois seguirão. Você é a tendência, seu cachorro a variação menos previsível desta tendência.
Essa é a metáfora da animação de um minuto – que você assiste abaixo – feita por Ole Christoffer Haga para a emissora de TV pública norueguesa NKR, para explicar a diferença entre o clima e as variações do tempo. Você é o clima e o seu cachorro o tempo.
Uma boa forma para explicar àquelas pessoas que perguntam “cadê o aquecimento global?” quando faz um frio de gelar. Um período de tempo muito frio, inclusive com neve, não é nenhuma contradição com a tendência de o clima de toda a Terra esquentar com o passar do tempo – e o aumento das emissões de gases do efeito estufa - , fenômeno foi comprovado por cientistas.
“Um erro comum em interpretar estatísticas é olhá-las de uma distância pequena. Isso pode tornar tudo confuso. Você está olhando para o cachorro, quando deveria olhar para seu dono”, diz a narração do vídeo.
Confira, agora, a animação (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário