Genialidade é relacionada com a exposição no pré-natal a níveis elevados de testosterona

Um debate de longa data é se 'Gênios' se trata de um subproduto de bons genes ou bom ambiente provoca a customização que pode levar a discussão em uma direção totalmente nova. Pesquisador da Universidade de Alberta, Marty Mrazik diz ser brilhante pode ser devido a um nível adicional de um hormônio natural.

Mrazik, um professor do departamento de psicologia da educação da faculdade de educação e uma colega da Rider University nos Estados Unidos, já publicaram um artigo em revisão Roeper ligando Superdotação (tendo uma pontuação de IQ de 130 ou superior) para exposição no pré-natal de níveis mais elevados de testosterona. Mrazik calcula que, da mesma forma que as deficiências físicas e cognitivas podem ser desenvolvidas no útero, assim também, poderia com a exposição a testosterona, ter como resultado químico a ocorrência natural de Superdotação.

"Parece haver indícios de que a excessiva exposição durante o pré-natal a testosterona facilita o aumento de conexões no cérebro, especialmente no córtex pré-frontal direito," disse Mrazik. "É por isso que vemos algumas pessoas intelectualmente dotadas com características de personalidade distinta que você não vê na população normal."

Noção de Mrazik veio a partir de observações feitas durante a avaliação clínica de indivíduos talentosos. Ele e seu colega pesquisador observaram alguns traços específicos. Esta constatação estimulou uma conversa sobre o papel do desenvolvimento precoce na criação da Fundação para Superdotação.

"Ele nos deu algumas idéias interessantes que poderiam levar mais próxima a essa noção de gênio ser predeterminado do ponto de vista biológica do que talvez as pessoas lhe dessem crédito" disse Mrazik. "Pareceu-me que a maior parte das provas de novas tecnologias (como fazer a varredura de ressonância magnética funcional) nos diz que há um pouco mais acontecendo do que uma genética versus interação ambiental."

Com base nas suas observações, os pesquisadores fizeram a hipótese de que hormônios no desenvolvimento neurobiológico dentro do útero significa que crianças talentosas nascem com uma afinidade para certas áreas, como as artes, matemática ou ciências. Mrazik adverte que é necessária mais investigação para determinar o que podem causar processos exatos do desenvolvimento do cérebro talentoso.

Ele observa que mais se sabe sobre o que desencadeia o desenvolvimento normal do cérebro, assim, o que faz com que pessoas dotadas sejam dotadas é uma nova fronteira. Mrazik espera que dispositivos, tais como o scanner de ressonância magnética funcional lhes dará uma compreensão mais profunda do papel da neurobiologia no desenvolvimento do cérebro talentoso.

"É realmente difícil dizer o que coloca o cérebro em um caminho onde ele vai ser muito mais talentoso," ele disse. "Os próximos passos nesta investigação é saber que causas de estímulos exatos deste desenvolvimento cerebral atípico".


 

Fonte: Science Daily

Traduzido por Daphnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário