Aye-Aye



O Aye-aye (Daubentonia madagascariensis) é um primata originário das matas tropicais da ilha de Madagascar. Este pequeno primata é um dos mais bizarros em termos de aparência, possuindo uma enorme cauda com até 50 cm que é bem maior que seu corpo que só mede 45 cm de altura com no máximo 5 kg de peso.
Possui também grandes orelhas que funcionam como "amplificadores" de som que são capazes de captar a menor diferença de vibração. O aye-aye tem 5 dedos em cada mão com unhas muito semelhantes às nossas onde um dos dedos de cada mão é mais comprido e bem mas fino(sem músculos ou carne, apenas articulações) para poder caçar larvas.



Alimentação


Este estranho ser tem hábitos noturnos e é onívoro (herbívoro e carnívoro ao mesmo tempo) e em sua dieta alimentar encontram-se frutas, sementes e principalmente larvas de insetos e lagartas.

Para isso ele usa seu dedo cumprido para "batucar" no tronco das árvores onde suas orelhas enormes captam qualquer diferença de vibração entre o oco e um som característico de que algo está ali. Após ter encontrado sua presa ele usa os dentes incisivos afiadíssimos semelhantes aos roedores e em segundos abre um buraco no tronco da árvore, por onde coloca seu longo dedo e "fisga" a larva até trazer à boca.


Reprodução e Longevidade


Apesar da falta de informação a respeito deste animal, acredita-se que pode viver até 23 anos. As fêmeas alcançam a maturidade sexual por volta dos 3 anos de idade e têm uma cria a cada dois anos com uma gestação entre 170 e 172 dias, e assim segue até os quinze anos de idade; é nesta idade em que a fêmea para de se reproduzir. 



Conservação



Devido à ação antrópica e o fato de os próprios moradores da região matar o animal por acreditarem ser mau agouro, até o ano 1999 foram registrados menos de 2000 indivíduos, mas este número diminui a cada ano.


 

Fonte:
Pesquisas Gato Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário