OMS X Tuberculose

Os esforços para a eliminação da tuberculose ganharam mais um aliado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano internacional para o combate à doença nos próximos cinco anos.

Vinte e dois países - entre eles o Brasil - farão parte do contingente formado pela OMS para tratar do assunto.O Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, integra o grupo dos países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo.

O objetivo do plano é aperfeiçoar a prevenção da tuberculose, o diagnóstico e o tratamento da doença. Os países com maior incidência da tuberculose no mundo estão concentrados na África e na Ásia, de acordo com a OMS.

Entretanto, o Brasil ainda considera a tuberculose um importante problema de saúde pública no país, com aproximadamente 57 milhões de pessoas infectadas, entre aqueles que convivem com o bacilo no organismo, mas não necessariamente manifestam a doença, e os que de fato sofrem com os sintomas da doença.

No mundo, cerca de 10 milhões de pessoas são infectadas por ano, das quais 4 milhões são mulheres e crianças. Pelas estimativas mais recentes, pelo menos 2 milhões morrem anualmente em decorrência da tuberculose. A diretora-geral da entidade, Margaret Chan, afirmou que é urgente uma ação conjunta de todos os países na busca pela erradicação da doença.

Para a implantação do plano, a executiva afirmou que a OMS pretende repassar para os países onde a incidência da doença é considerada elevada cerca de US$ 37 milhões. Para os especialistas, é fundamental obter mais recursos para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo aproximadamente US$ 10 bilhões.

Os programas de combate à doença têm registrado lenta queda nas ocorrências desde 2004. O plano lançado hoje inclui diagnósticos rápidos, testes eficazes, tratamentos específicos e vacina. Uma das preocupações dos especialistas é que doentes contaminados pelo vírus do HIV têm seu estado de saúde agravado porque também adquirem tuberculose.

De acordo com a OMS, cerca de 500 mil doentes com HIV também têm tuberculose. O Brasil é signatário da Declaração do Milênio, que estabelece entre outras metas reduzir à metade a incidência e a mortalidade por tuberculose até 2015.

De acordo com o ministério, o país deverá atingir a meta antes do período determinado. A longo prazo, o objetivo é eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2050. A estimativa do governo brasileiro é chegar a 2011 com menos de 70 mil novos casos, e a 2015 com 45 mil novos casos anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário