Livro revela mecanismo de defesa de mariposas contra predadores.

Os "truques" das mariposas para evitar os predadores.Butterflies - Messages from Psyche (em tradução livre, Borboletas – Mensagens da Psique, Ed. Papadaki, Londres) , explora a capacidade desses insetos de confundir a percepção visual dos inimigos para enganá-los.
Segundo o autor do livro, Philip Howse, professor de entomologia aposentado da Universidade de Southampton, a necessidade de proteção levou esses animais a desenvolver padrões e cores ao longo de séculos de evolução.
Segundo o pesquisador, os predadores insetívoros reconhecem as suas presas pelos detalhes, e não pelo todo. "Se olharmos para os detalhes de uma borboleta viva da mesma forma que um pássaro vê, a partir de um ângulo e uma perspectiva diferente, imagens surpreendentes são reveladas", ele afirma.
Em muitos casos, as características lembram os olhos de corujas, cabeças de serpente, lagartas, vespas, escorpiões e bicos de pássaros. Em outros exemplos, ele diz, as borboletas e mariposas exibem combinações de imagens que não estão longe de trabalhos de arte surrealista.
As mensagens desta simbologia são tão fortes que às vezes ultrapassam a vida selvagem e são lidas na mente humana com a mesma força. O resultado – confundir e assustar – é o mesmo.











Fonte: UOL Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário