Por que as teias de aranha brilham com o orvalho?

Pesquisadores têm estudado como a seda da aranha é capaz de reter o orvalho da manhã. Seus resultados podem levar ao desenvolvimento de novos materiais capazes de captar a água do ar. 

O estudo, publicado pela revista Nature, examina a seda da aranha Uloborus walckenaerius. "As gotas de água parecem pérolas penduradas na fina seda da teia depois da vaporização do orvalho", diz o autor do estudo, Jiang Lei, do Laboratório Nacional de Pequim.

Os pesquisadores estudaram as teias em microscópios eletrônicos e notaram que, quando a água se condensa na teia, as gotículas avançam para o eixo mais próximo do nó, onde formam gotas maiores. O nó da teia tem uma superfície áspera porque o posicionamento das fibras é aleatório. Essa diferença de rugosidade ajuda as gotas de água a deslizar para o nós. A forma de cone do eixo dos nós também impulsiona as gotas para o centro. Ao bater na beira de um cone, as gotas são movidas para a sua base, região menos curva, devido à diferença de pressão causada pela tensão superficial.

Guiados por esses resultados, a equipe teceu a própria teia artificial, usando fibras de nylon embebido em solução de polímero que, quando secas, formam nós semelhantes aos de seda de aranha natural. Os estudos dessas fibras podem levar a novos materiais para a coleta de água do ar. 

"É impressionante o que puderam produzir", comenta o especialista em teias de aranha Brent Opell, do Virginia Tech, em Blacksburg. “Mas não parece provável que a seleção natural tenha dirigido a evolução da seda de aranha para coleta de água”, acrescenta. “Ela parece ter evoluído para trabalhar melhor na seca.”

Como demonstram Jiang e seus colegas, quando a seda da aranha é molhada, as fibrilas ficam emaranhadas. "Da perspectiva de uma aranha, isso é ruim porque reduz a capacidade de capturar a presa", diz Opell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário