Gato - Mourisco

Ficha Técnica


Nomes Comuns: Gato Mourisco ou Jaguarundi
Nome Científico: Herpailurus yaguaroundi
Reino: Animalia
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Herpailurus
Espécie: H. yaguarondi

Características

Comprimento de 55 a 77 cm, 40 cm de cauda e pesa 6 kg, com um período de gestação de 72 a 75 dias com ninhadas de 2 ou 3 filhotes. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte. Um jaguarundi torna-se adulto ao completar dois anos.

Sobre ele

Quase todas as espécies de felinos sul-americanos estão ameaçadas de extinção devido a caça sistemática que têm sofrido. O gato mourisco, ou jaguarundi, não é pintada, como a dos outros felinos sul-americanos, e a curta, cerrada e de cor castanho-acinzentada. A ponta dos pelos é preta, enquanto a base é mais clara.
Essas alterações de cor provocam, durante muito tempo, a crença de que havia várias espécies de jaguarundi. 
 
Atualmente, sabe-se que existe apenas uma espécie, encontrada do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Seu corpo é alongado e a cauda comprida, em fuso (veja imagem a cima - Herpailurus yaguaroundi), lembrando uma marta. A cabeça é curta, as orelhas pequenas e os olhos bem voltados para a frente, com pupilas redondas.
 
O jaguarundi é mais ativo durante o começo e o fim do dia. Alimenta-se de todo o tipo de animal, desde que seja menor que ele, mas principalmente aves e roedores. Quando acusado, enfrenta qualquer adversário. Pouco antes de nascerem os filhotes, a mãe se instala numa toca bem escondida, algumas vezes sob uma moita.

Um comentário:

  1. ahhhhhhhh equipe the biologist....fizeram meu dia mais alegre! felinos...
    o blog tah muito bom e muito intressante!!!

    vlw, e continuem assim!

    ResponderExcluir