Tudo que queria saber sobre engenharia genética e ninguém deixou.. III

A engenharia genética é baseada em uma idéia ultrapassada. A suposição chave da engenharia genética é que você pode "costurar" organismos adicionando genes com propriedades desejáveis. Mas a ciência descobriu que os genes não trabalham como portadores isolados das propriedades. Ao invés os efeitos de cada gene são o resultado da interação com seu ambiente. 

A situação é sumariada por Dr. Craig Venter:
 
"Na língua diária a conversa é sobre um gene para isto e um gene para aquilo. Nós estamos descobrindo agora que isso é raramente assim. O número dos genes que trabalham desta maneira pode quase ser contado nos dedos, porque nós somos construídos dessa maneira."
"Você não pode definir a função dos genes sem definir a influência do ambiente. A noção que um gene é igual a uma doença, ou que um gene produz uma proteína chave, está sendo atirada pela janela."

( Dr. J. Craig Venter, cientista do ano (2000). President of the Celera Corporation. Dr. Venter é
reconhecido como um dos mais importantes cientistas do mundo pelo trabalho na elucidação dogenoma humano.)

Fonte: Times, Monday February 12, 2001 "Why you can't judge a man by his genes"
http://www.thetimes.co.uk/article/0,,2-82213,00.html
 
 
Conclusão

Tecnicamente a engenharia genética é a inserção artificial de uma seqüência estranha de código genético no meio de uma seqüência ordenada do código genético de um receptor, que levou milhões de anos para evoluir. Além disso, construções genéticas artificiais poderosas são adicionadas tendo potencialmente efeitos problemáticos. Isto é uma profunda intervenção com conseqüências imprevisíveis.

Até hoje, organismos vivos evoluíram muito lentamente, e novas formas tiveram bastante tempo para se consolidarem. Hoje proteínas inteiras serão transpostas da noite para o dia em associações inteiramente novas, com conseqüências que ninguém pode predizer, seja para o organismo receptor ou seus vizinhos... Ir adiante, nesta direção não será somente imprudente, mas perigoso. 

“Potencialmente, podem surgir novas doenças em animais ou plantas, novas
fontes de câncer ou novas epidemias.”

Dr. George Wald.
Prêmio Nobel em medicina de 1967. Higgins Professor of Biology, Harvard University.
(Fonte: 'The Case against Genetic Engineering' by George Wald, in The Recombinant ADN Debate,Jackson and Stich, Eds. P. 127-128. ; Reprinted from The Sciences, Sept./Oct. 1976 issue)

Continua...

Fonte: Physicians and Scientists for Responsible Application of
Science and Technology - A Global Network -

http://www.psrast.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário